MONDAY - SATURDAY: 11AM TO MIDNIGHT
Close
(503) 230-9260 info@soapery.com
MONDAY - SATURDAY: 11AM TO MIDNIGHT
POLO CERVEJEIRO DA RMC UNE CERVEJARIAS ARTESANAIS

Criado por microcervejarias da Região Metropolitana de Campinas, o Polo Cervejeiro da RMC surgiu com o propósito de se tornar um canal de comunicação entre as cervejarias e facilitar o contato com poder público, iniciativa privada, imprensa e consumidor.

O Polo é uma associação, sem fins lucrativos e independente, que foi lançada oficialmente em maio de 2017. “O mercado cervejeiro evolui e o interesse do público pela cerveja é cada vez maior, por isso nos unimos para nos prepararmos para atender as demandas, tanto das empresas como do consumidor final”, diz o presidente do Polo, Samuel Mendonça, sobre a associação que demorou seis meses de planejamento.

Até o momento, 11 microcervejarias artesanais participam do Polo, sendo elas: Berggren Bier, Campinas, Crazy Rocker, Daoravida, Landel, Nuremberg, Kalango, Kombuteco, Mafiosa, Tabuas e Toca da Mangava. “O polo cervejeiro está bem representado e estruturado, trazendo bastante destaque para Campinas e região. O reconhecimento do polo vai ajudar ainda mais a potencializar as cervejarias”, comenta Mendonça.

As microcervejarias que fazem parte da associação tem um selo próprio que o Polo apresenta através de um C em forma de um barril. “No Brasil existe o selo para o nacional e a partir disso, decidimos criar para o regional. Queremos que as pessoas, ao verem o nosso selo, pensem que somos uma cervejaria artesanal, independente e que está desenvolvendo o mercado da região”.

Uma das iniciativas do polo para fomentar o mercado regional já está em andamento. Os roteiros turísticos cervejeiros, que visam potencializar o turismo pelas cervejarias da região, acontecem uma vez por mês alternando os locais, produtores e eventos. No passeio, os visitantes podem conhecer as fábricas das cervejarias participantes da associação além de poderem degustar as bebidas. “Uma das formas de estimular o mercado local é com o turismo, e queremos fazer como o mercado de vinho, em que, as pessoas ao visitarem a cidade querem conhecer as cervejarias locais”. As visitas são feitas em parceria com agência especializada no setor e a proposta é tornar fixo o roteiro.

Além dos roteiros pelas cervejarias, o Polo Cervejeiro da RMC também almeja que, com a criação da associação, as pessoas comecem a apreciar as bebidas locais e não apenas as nacionais, fortalecendo o mercado regional e enfatizando a importância do olhar para a produção da sua própria cidade. “Nós queremos um pedaço desse mercado tão grande da cerveja. O gosto das pessoas passou de cervejas internacionais para nacionais e, agora, estamos tentando fazer com que esse público e novos consumidores passem a gostar das bebidas regionais. Isso ajudará o crescimento do consumo local”, finaliza Samuel Mendonça.

 

Fonte: Correio Popular